Paulo Veiga

Paulo Veiga

Paulo Veiga

Fundador e CEO da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação

Como finalista do curso de Economia do ISEG, foi na sequência de um estágio em Espanha (1991), numa empre-sa de alumínios (INESPAL), que recorria ao outsourcing para a gestão do seu arquivo, que Paulo Veiga teve a ideia que transformou a sua vida e o setor de arquivo de documentação, então inexistente em Portugal.
Empreendedor por natureza, mais do que um excelente aluno, “que não era”, gosta de realçar Paulo Veiga, nas múltiplas apresentações sobre empreendedorismo que tem feito ao longo dos anos, o jovem finalista decide in-vestir em Portugal tudo o que aprendeu sobre gestão de Arquivos em Espanha. Apresentado o plano de negócio (e prontamente aceite) ao CPIN – Centro Promotor de Inovação e Negócios, nasce a EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, criada em parceria com dois colegas de curso e um ex-professor.
Ao longo de 26 anos, construiu um Grupo Empresarial de sucesso, criando uma nova área de negócio no país. A maior empresa de Gestão de Arquivo portuguesa, presente em Portugal Continental e regiões autónomas, com uma faturação de mais de 6 milhões de euros e 100 colaboradores e mais de 1000 clientes, o mérito reconhecido por vários organismos, nomeadamente IAPMEI, prepara-se agora para a Internacionalização, num investimento global de quatro milhões de euros.
É formador e orador nas áreas da Gestão e Ciências Documentais, foi distinguido com a menção honrosa de “Inovação e Criatividade” na final nacional do concurso Worldcom Young Business Achiever 1988 e foi diretor nacional da ANJE, desde maio de 1999 até 2000.
Paulo Veiga venceu, ainda, a edição portuguesa do ano 2000 do prémio JEE Prémios Europeus para o Espírito empresarial na categoria de Melhor empresa Europeia Inovadora e foi Presidente nacional, em 2008, da JCI Por-tugal – Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores, presente em 115 países e com mais de 220.000 associados.
Atualmente, colabora com diversos meios, escrevendo sobre temáticas que vão desde a gestão documental, pas-sando pela liderança, empreendedorismo e transformação digital.
Adepto ferrenho do Benfica desde sempre, Paulo Veiga é vice-presidente da Associação das Casas do Benfica e Presidente da Casa do Benfica de Palmela desde 2008.

“Há mais vida para além do trabalho. Os movimentos associativos e o Benfica despertam as minhas paixões, quando não estou concentrado na empresa que fundei, a EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, SA. Na minha mira estão sempre perspetivas de novos negócios, instigado pela formação académica que tive e pela mi-nha, saudável, irreverência. A diplomacia e a atenção particular aos livros de gestão, de onde retiro diversos ensi-namentos para o meu dia-a-dia, ajudam-me a definir: Vivo para fazer acontecer!”
Paulo Veiga